CRISE
– dois conceitos:
No
Chinês, wei (alerta, perigo) + ji (ponto crucial, oportunidade) formam
o ideograma kanji para crise (pronúncia Kikí): o medo de enfrentar a virada
despreza oportunidades.
Em
Grego, krisis significa situação instável, transformação O sufixo kri é usado:
•
Cri ança: ser em transformação
•
Cri ação: novidade
Resiliência:
Resiliência
deriva do latim resilientia, derivado do verbo resilio (re + salio), significa
“saltar para trás”, recuperar-se, voltar ao “normal”.
Na
Física, resiliência é
propriedade de corpos elásticos: absorvem energia e se deformam após aplicação
de força, que, quando cessa, retornam à forma original. Quando a força é
excessiva, a deformação é permanente, o corpo deixa de ser elástico, torna-se
plástico.
Na
Engenharia, o estudo da
resiliência é associado à resistência dos materiais.
Há
30 anos foi adotado na Psicologia: habilidade de recuperação após eventos
estressantes, traumas potenciais ou crises danosas. A associação metafórica com
estresse, flexibilidade, resistência (endurance) e colapso (burnout) é
utilizada.
Definições:
•
Capacidade de recuperação diante de graves adversidades.
•
Capacidade de enfrentar situações de estresse, trauma potencial e crise
(elevado impacto emocional).
•
Capacidade de recuperar-se de perdas significativas.
Manifestações
de Baixa Resiliência em indivíduos:
•
É reativo, considera-se “azarado”, fica “chocando”, remoendo os azares.
•
Apresenta baixa auto-estima ou insegurança – vacila e demora a reagir.
•
Mostra dependência das iniciativas de outrem (figuras de autoridade).
•
Durante crises têm emoções infladas, oscilantes com eventual perda de controle.
•
Insiste em curso de ação decidido, mesmo que ele se mostre ineficaz.
•
Fica exaurido (energia psíquica) enquanto enfrenta a situação.
•
Não procura ajuda externa, perde a esperança.
•
Nunca volta ao “normal”, leva uma década ou mais para isso.
•
Vive doenças crônicas, perde ambições e vontade de realizar.
Atributos
de Resilientes:
1.
Autoeficácia
2.
Autoconfiança
3.
Controle de emoções
4.
Otimismo
5.
Proatividade
6.
Flexibilidade
7.
Empatia
8.
Tenacidade
Dicas
para ampliar a Resiliência (APA)
1.
Manter boas relações com família, amigos íntimos e colegas.
2.
Evitar assumir crises e eventos estressantes como problemas que não podem ser
enfrentados.
3.
Aceitar circunstâncias que não podem ser modificadas.
4.
Desenvolver metas realistas e tomar iniciativas nessa direção.
5.
Agir proativamente em situações adversas.
6.
Procurar oportunidades de auto-descoberta após perdas.
7.
Desenvolver auto-confiança.
8.
Manter perspectiva de longo prazo e considerar eventos estressantes em um
contexto mais amplo de vida.
9.
Preservar uma perspectiva de esperança, esperando coisas boas e visualizando o
desejado.
10.
Cuidar do corpo e mente, dar atenção a sentimentos e necessidades e engajar-se
em atividades prazerosas.
Aprender
com a experiência e manter flexibilidade e vida balanceada.
Gestores
Resilientes são competentes em:
•
Toleram situações que para outros causam estresse.
•
Enfrentam resistência a mudanças.
•
Gerenciam crises.
•
Preservam seu bem-estar e equilíbrio.
•
Obtém crescimento pessoal.
No
Japão, bambu (take) é cultuado:
•
Reverência
•
Leveza
•
Flexibilidade + Força
•
Pensamento Sólido + Flexível
•
Crescimento com Força
•
Habilidade de superar adversidades
RESILIÊNCIA
em Organizações
Definições:
•
Capacidade de recuperação diante de adversidades.
•
Capacidade do sistema absorver, utilizar e se beneficiar de perturbações e
mudanças, persistindo sem mudanças qualitativas em sua estrutura.
•
Flexibilidade de resposta ao estresse e capacidade de aprender, adaptar-se e se
autoorganizar.
Organizações
Resilientes:
•
Rápido retorno a condições normais de operação.
•
Maior tolerância a estresse e a mudanças.
•
Governança corporativa é preservada.
•
Retorno à normalidade em termos de rotatividade de pessoal, atração de talentos
e condições gerais de saúde.
•
Recuperação da reputação da organização torna-se possível.
Organizações
Resilientes
Maior
em crises internas do que externas.
Maior
onde há coesão interna e valores esposados.
Maior
onde a liderança é referência, é admirada ou inspiradora.
Maior
onde talentosos e clientes mantêm vínculos duradouros.
Maior
nas organizações com sólida proximidade com a sociedade.
Maior
onde há transparência; onde a ética dirige comportamentos de todos.
Maior
onde há capacidade de auto-organização (reorganização espontânea de energia com
objetivos coletivos), porque evita o caos.
Maior
onde há capacidade de recuperação: estrutura, sistemas e recursos adequados.
Gestão
do Conhecimento promove Resiliência nas Organizações
Gestão
do Conhecimento nas organizações não envolve apenas atividades educacionais e
de atração/retenção de talentos; nem é apenas plataforma tecnológica; é um sistema.
COESÃO:
prática de compartilhar e aprender junto desenvolve cooperação.
RETENÇÃO
TALENTOS: auto-realização e reconhecimento como parte dos processos.
VÍNCULOS
SOCIAIS: relações de proximidade, empatia e lealdade são exigidas.
ÉTICA:
valores pautam convivência.
AUTO-ORGANIZAÇÃO:
requer esforço extraordinário, soluções incomuns e risco – exigem boa gestão de
conhecimentos.
CAPACIDADE
RECUPERAÇÃO: gestão do conhecimento é a parte do modelo empresarial
responsável.
Habilidades
requeridas para a Espiral do Conhecimento
CRIAR:
•
Atitude aprendiz – motivação para aprender.
•
Capacidade de enfrentar o desconhecido e a ambiguidade.
•
Criatividade e imaginação.
•
Investigação e pesquisa.
ESQUEMATIZAR:
•
Codificação com uso de linguagem (conceituar).
•
Codificação por meio de imagens e esquemas (mapas mentais).
VALIDAR:
•
Habilidade de expressão oral (externar ideias).
•
Capacidade de diálogo.
•
Capacidade de produzir narrativas (com uso de simbolismos e metáforas).
•
Capacidade de expressar por meio do corpo e dos movimentos.
•
Capacidade de atuar coletivamente.
APRENDER:
•
Capacidade de aprender.
•
Capacidades: assimilação e acomodação.
•
Maturidade psíquica: inteligências pessoal, emocional e social.
•
Autenticidade e originalidade.
Agradecimento: Paulo Yazigi Sabbag, FGV
Nenhum comentário:
Postar um comentário