Como criar um Mapa Mental




Você está perdido? Sobrecarregado?

Você sabe onde você está? Que tarefas você precisa fazer? Quais são suas obrigações?

O que você precisa… é de um mapa.

Um mapa para mostrar a você onde você está, para onde está indo e o que precisa fazer.

Hoje, vou colocar em pauta uma técnica muito poderosa chamada “mapas mentais” que fará exatamente isso.

Você sabe onde você está?

Quando as pessoas estão tentando ser organizadas ou colocar sua gestão de tempo sob controle, uma das maiores dificuldades que elas encontram contabilizar sua situação atual.

O que elas precisam fazer. Qual sua é carga de trabalho. Onde elas se encontram.

Se você não sabe onde você está… Como você vai saber para onde precisa ir?

Parece básico o suficiente.

Entretanto, contabilizar sua situação pessoal pode ser uma tarefa árdua, especialmente se você estiver começando do zero.

Uma das melhores (e mais rápidas) formas de fazer isso é fazer o que chamamos de “mapas mentais”.

Mapas mentais são rápidos, poderosos e simples.

Eu venho usando os mesmo há algum tempo para ambas as vidas profissional e pessoal.

Fazer um mapa mental pode te ajudar a clarificar rapidamente sua situação. Ele pode te ajudar a parar de parecer com um tronco descendo o rio e te ajudar a tomar decisões melhores.

Faça um Mapa (Mental)

Você talvez já tenha ouvido falar de mapas mentais, eles têm ganhado popularidade nos últimos anos, especialmente com o avanço de aplicativos que o tornam muito mais fácil e intuitivo.

O conceito básico é que você cria uma estrutura visual em forma de árvore de suas ideias. A maioria dos mapas mentais começa com uma ideia central e possui ramificações saindo com os vários sub-tópicos.

Você pode usar um aplicativo ou você pode manter a simplicidade e suar apenas um papel e uma caneta.

Eu prefiro usar um aplicativo. Os sistemas evoluíram muito e possuem funcionalidades poderosas. A simples possibilidade de arrastar-e-soltar ideias ao redor do mapa é razão suficiente para eu fazer meus mapas em meu notebook ou IPAD. Quando desenvolvo ideias, elas irão mover-se ao redor de meu mapa enquanto o conceito se desenvolve.

Veja um exemplo de mapa mental:

Roteiro para ser mais produtivo.


Veja apenas alguns benefícios dos mapas mentais:

1) Tenha uma visão a 10000 pés – mapas mentais são formas poderosas de ver muitas ideias, projetos, tarefas diferentes… todos na mesma tela. Eles são uma forma rápida de ver o “grande quadro”;

2) Brainstorming – eu já utilizei muitos métodos para brainstorming. Nada se compara a habilidade dos mapas mentais de te ajudar a ordenar suas ideias. Eles funcionam muito bem em grupo também. Eu geralmente uso um projetor para exibir o mapa, o que permite a colaboração da equipe;

3) Visual – pesquisas conectam a natureza visual dos mapas mentais e a habilidade de nossos cérebros de recordar melhor “mapas” versus anotações tradicionais. Não vou entrar em detalhes acadêmicos, mas assim como imagens são poderosas, mapas são uma forma poderosa de conseguir uma “imagem” de nossa ideia ou projeto;

4) Conciso – um mapa mental de uma única página pode facilmente representar um documento de múltiplas páginas. Será que seu chefe quer ler um relatório de 10 páginas? Ou ele irá preferir varrer rapidamente uma única página que lhe mostre o conceito instantâneo de suas ideias?

Onde Está seu Mapa?

Se você está se sentindo perdido ou sobrecarregado, talvez você precise fazer um mapa mental de sua situação.

Faça uma pausa e desenhe um mapa para você. Consiga uma visão para descobrir onde você verdadeira mente está. Então você estará pronto para atacar suas tarefas e metas com vigor.


Se você nunca usou mapas mentais antes, você estará fazendo mapas rapidamente. E se você é familiar à técnica, talvez você encontre uma nova ideia ou compartilhe uma sua conosco.

Vamos fazer mapas!

Como fazer seu Mapa Mental

Você pode fazer seu mapa mental em um papel ou com um aplicativo. Eu prefiro fazer mapas mentais em um computador porque isso traz muito mais flexibilidade para a edição.

Vamos nos jogar e fazer nosso primeiro mapa.

Aqui estão os passos básicos…

1) Comece com um tópico ou ideia central – a maioria dos mapas mentais é baseada ao redor de um único tópico ou ideia central. Talvez você esteja fazendo uma lista de um projeto, tentando ver as opções para uma decisão, ou planejando uma viagem. Qualquer que seja seu tópico, coloque-o no centro e os subtópicos irão ramificar a partir deste;

2) Adicione um ou dois subtópicos – comece seu mapa adicionando uma ramificação ou duas. Adicione um subtópico e até mesmo mais um nível de tópicos depois deste, se for apropriado. Subtópicos podem ser perguntas, listas, qualquer coisa. Logo, seu suco de criatividade irá jorrar e ideias irão se desenvolver de uma para outra;

3) Deixe suas ideias fluírem – quando eu faço mapas mentais, eu permito que as ideias fluam tão rápido quanto eu possa documenta-las. Tire os pensamentos de sua cabeça. Não se censure e adicione até as mais bobas ideias em seu mapa. Quando você editar o mapa você poderá organizar as ideias;

4) Mova as coisas ao redor – uma das funcionalidades poderosas dos aplicativos de mapas mentais é a simplicidade de arrastar tópicos de um ramo para outro. Conforme as ideias forem fluindo rapidamente você descobrirá que alguns subtópicos são relacionados ou que podem ser combinados. Mova os tópicos para conectar ideias similares ou agrupadas. Você se surpreenderá com quão facilmente você agrupará rapidamente ideias discrepantes em um mapa organizado;

5) Apare a árvore – eu faço meus mapas mentais rapidamente até que eu o tenha concluído. Então e somente então eu irei ajustá-lo e torna-lo elegante. Eu geralmente faço isso  somente se irei apresenta-lo ou publica-lo. Eles são seus mapas… Você pode decidir quão elegante ou colorido eles serão.

Seu Mapa – Sua Imaginação

Mapa mental é uma técnica rápida e poderosa para organizar seus pensamentos.

Quer você esteja planejando uma viagem, listando tarefas, ou gerenciando um projeto importante, mapas mentais podem te ajudar a manter as coisas no caminho correto.

Algumas pessoas podem tentar te dizer as “regras” para fazer mapas mentais.

Não as escute.

É o seu mapa. Sua imaginação é o limite.

Seja criativo e faça seu próprio mapa mental hoje.

Um comentário:

  1. Para quem gosta de Mapas Mentais sugiro o software online e grátis www.examtime.com.br
    Elé é uma ótima ferramenta para estudar online. Você pode criar MApa Mental, Quiz, FlashCards, anotações e Plano de estudos além de outras ferramentas que o site oferece.
    Sugiro para todos!

    ResponderExcluir

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson