Vida de Insetos - Gerenciamento de Projetos




No filme “Vida de Inseto”, testemunhamos a incansável luta de Flick, uma formiguinha, para melhorar a vida no formigueiro. Entre tantas confusões Flick recebe a missão de recrutar ajuda para repelir a ameaça dos gafanhotos. Então a formiguinha conhece os Guerreiros, uma trupe de péssimos artistas de circo, que, por uma das muitas confusões, pensa serem destemidos lutadores. Flick recruta a trupe imaginando que ela irá ajudá-lo a se livrar dos inimigos enquanto estes, por sua vez, acreditam que foram contratados para entreter os gafanhotos.
 
Não vou contar o restante para não estragar o divertimento do leitor. Mas gostaria de chamar a atenção para uma analogia que podemos fazer do filme.
 
Neste caso temos alguém contratando uma empresa para entregar um determinado produto e, ao mesmo tempo, a empresa pensa que está sendo contratada para fornecer um produto diferente. Isto não acontece somente nos filmes, mas também em muitas situações envolvendo projetos, quando não existe o entendimento comum entre o cliente, quem está contratando e o fornecedor, que está sendo contratado.
 
Para buscar este entendimento é que devemos estabelecer o que denominamos de Escopo do Projeto. O escopo pode ser definido como o problema a ser resolvido com o projeto, é a linha que liga o ponto A ao ponto B, portanto deve ser definido, entendido e muito bem gerenciado. Na definição do escopo é que será determinado todo o trabalho a ser realizado em um projeto.

Em muitos casos os projetos iniciam sem a clareza necessária do que se deseja, ou então, somente com uma vaga ideia - ou desejos- do que se quer com o projeto. Esta falta de definição geralmente acarreta em retrabalhos com a finalidade de ajustar o escopo, atrasos no cronograma, falta de pessoas, custos estourados e, consequentemente, a insatisfação do cliente e até da própria equipe do projeto. 
 
 Em projetos, temos duas definições de escopo:
 
- Escopo do produto – refere-se às características do produto ou serviço que se quer como resultado do projeto. Ele é explicitado por meio das especificações.
  
- Escopo do projeto – é todo o trabalho a ser realizado dentro do projeto para fornecer um produto ou serviço, de acordo com as especificações fornecidas.
 
Podemos até mesmo utilizar uma máxima do Direito: “O que não está nos autos não está na vida”. Assim também acontece nos projetos, o escopo do produto deve prever todas as funcionalidades esperadas e o do projeto detalhará todo o trabalho a ser executado para que o produto do projeto seja entregue de acordo com o especificado.
 
A preocupação maior de um gerente de projetos é garantir que o escopo estabelecido seja cumprido, mesmo que sofra alterações, afinal de contas vivemos em mundo em que as mudanças acontecem cada vez mais rápidas e os projetos, ao longo de sua execução, devem se adequar às mudanças nos mercados e até mesmo às novas expectativas.

Para se ter sucesso no gerenciamento do escopo é necessário um bom gerenciamento de mudanças. Por mudanças entendemos como qualquer alteração ocorrida após a aprovação do escopo inicial. Ela geralmente envolve alterações nos custos, prazos, qualidade ou em outros pontos do projeto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson