ATITUDE PERANTE AO RISCO


Neste "espectro", Gerson Costa representa as diferentes atitudes e perfis das pessoas perante os riscos. 

Uma das maiores influências no processo de risco são as atitudes ao risco que as pessoas adotam. Isso afeta muitos aspectos do processo de risco, mesmo que as pessoas não estejam cientes disso. Entender e gerenciar estas atitudes ao risco aumentará significantemente a eficiência do processo, sendo assim, a gestão acontece desde o extremo esquerdo até o extremo direito do gráfico.

Sabemos da importância de gerenciar riscos, porém esquecemos que a atitude do gestor de projetos face ao risco, o seu posicionamento junto às partes interessadas e às consequências aos objetivos estratégicos da organização são fatores que merecem atenção especial.

Os dois extremos do espectro necessitam ser gerenciados, pois o lado esquerdo pode registrar riscos com Índice "Muito Alto" que na verdade não são... e o lado direito registrar riscos como "Baixos" que na verdade podem trazer grandes consequências... a questão é identificar cada perfil para que a calibragem do risco seja adequada e o seu registro de índices garanta a priorização exata dos riscos a serem tratados.

Outro aspecto a ser lembrado é que muitos riscos são positivos "oportunidades" e costumam gerar benefícios, melhorias ou ganhos para o projeto, e neste aspecto o lado direito tende a maximizar as chances do evento ocorrer e gerar a consequência positiva esperada...!!!


Adaptado do livro “Understanding And Managing Risk Attitude”, de David Hillson.

Cabe aqui um agradecimento ao meu amigo Guilherme Sprung o qual tem colaborado com questionamentos sobre o assunto. Obrigado Guilherme por enriquecer o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson