1. Criar um portfólio de trabalho relevante
Fazer apenas as tarefas mínimas e
automáticas não fará com que você ganhe destaque, muito menos uma promoção.
Para 2013, estabeleça a meta de enriquecer seu portfólio de projetos, trabalhos
e habilidades de maneira que sua presença na companhia seja mais do que
reconhecida e você possa se desenvolver. Sua meta não é ganhar bônus ou
“estrelinhas” pelo que faz, mas sim perceber que seu esforço é relevante para o
bom funcionamento e avanço da empresa.
2. Desenvolver a resiliência
Ter flexibilidade e adaptabilidade
são duas características muito valorizadas no mercado de trabalho. A rotina e
segurança são coisas boas, mas em longo prazo podem prejudicar seu
desenvolvimento na carreira e deixá-lo acomodado. Você pode mudar isso no
próximo ano, mas é necessário ter disciplina e objetivos claros. Desenvolva sua
resiliência fazendo coisas que não está acostumado, que são mais difíceis e
desafiantes do que você gostaria e se propondo a ir além daquilo que é esperado
de você.
3. Aprender a ver o lado bom do
conflito
Em 2013, aprenda a defender com
mais afinco suas ideias e projetos. Se há discordância não fuja do conflito,
mas busque o equilíbrio em diálogos coerentes e bem fundamentados. Procure
entender por que a pessoa não pensa da mesma maneira que você e em seguida
coloque seu ponto de vista para que se chegue a um consenso de maneira justa e
equilibrada, sem ressentimentos. Com isso, você irá aprender a negociar e a
promover aquilo que defende, seja um produto ou ideia para o seu chefe ou
clientes.
4. Ser generoso
Da mesma maneira como você, os
seus colegas de trabalho também gostam quando recebem um elogio genuíno e
reconhecimento sincero. Ser generoso em seu trabalho abre as portas para
relacionamentos e contatos profissionais que podem ser decisivos no futuro. As
pessoas irão se lembrar daquilo que você fez por elas e estarão dispostas a
retribuir quando necessário.
5. Aprofundar os conhecimentos
Procure por oportunidades de
aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e práticos. Você pode fazer isso com
uma pós-graduação ou aprender um novo idioma. A internet também oferece
diversas oportunidades gratuitas e online. Plataformas como Coursera e Udacity
são algumas que oferecem cursos em diversas áreas das melhores universidades do
mundo.
6. Separar tempo para pensar na
carreira
A rotina do trabalho e o cansaço
da semana fazem com que os profissionais deixem de lado algo muito importante:
separar tempo para pensar em objetivos concretos para a carreira. Em 2013, mude
esse cenário e procure determinar um período para que você possa revisar tudo
aquilo que já foi feito até o momento e também para estabelecer o que será
feito em seguida para que você alcance seus objetivos.
Olá Prof. Gerson, somente agora descobri seu blog! Este artigo está excelente! Parabéns.
ResponderExcluirAbraços, Patelli.