Seis passos para o Sucesso em 2013


1. Criar um portfólio de trabalho relevante


Fazer apenas as tarefas mínimas e automáticas não fará com que você ganhe destaque, muito menos uma promoção. Para 2013, estabeleça a meta de enriquecer seu portfólio de projetos, trabalhos e habilidades de maneira que sua presença na companhia seja mais do que reconhecida e você possa se desenvolver. Sua meta não é ganhar bônus ou “estrelinhas” pelo que faz, mas sim perceber que seu esforço é relevante para o bom funcionamento e avanço da empresa.

2. Desenvolver a resiliência



Ter flexibilidade e adaptabilidade são duas características muito valorizadas no mercado de trabalho. A rotina e segurança são coisas boas, mas em longo prazo podem prejudicar seu desenvolvimento na carreira e deixá-lo acomodado. Você pode mudar isso no próximo ano, mas é necessário ter disciplina e objetivos claros. Desenvolva sua resiliência fazendo coisas que não está acostumado, que são mais difíceis e desafiantes do que você gostaria e se propondo a ir além daquilo que é esperado de você.


3. Aprender a ver o lado bom do conflito



Em 2013, aprenda a defender com mais afinco suas ideias e projetos. Se há discordância não fuja do conflito, mas busque o equilíbrio em diálogos coerentes e bem fundamentados. Procure entender por que a pessoa não pensa da mesma maneira que você e em seguida coloque seu ponto de vista para que se chegue a um consenso de maneira justa e equilibrada, sem ressentimentos. Com isso, você irá aprender a negociar e a promover aquilo que defende, seja um produto ou ideia para o seu chefe ou clientes.


4. Ser generoso



Da mesma maneira como você, os seus colegas de trabalho também gostam quando recebem um elogio genuíno e reconhecimento sincero. Ser generoso em seu trabalho abre as portas para relacionamentos e contatos profissionais que podem ser decisivos no futuro. As pessoas irão se lembrar daquilo que você fez por elas e estarão dispostas a retribuir quando necessário.


5. Aprofundar os conhecimentos



Procure por oportunidades de aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e práticos. Você pode fazer isso com uma pós-graduação ou aprender um novo idioma. A internet também oferece diversas oportunidades gratuitas e online. Plataformas como Coursera e Udacity são algumas que oferecem cursos em diversas áreas das melhores universidades do mundo.


6. Separar tempo para pensar na carreira



A rotina do trabalho e o cansaço da semana fazem com que os profissionais deixem de lado algo muito importante: separar tempo para pensar em objetivos concretos para a carreira. Em 2013, mude esse cenário e procure determinar um período para que você possa revisar tudo aquilo que já foi feito até o momento e também para estabelecer o que será feito em seguida para que você alcance seus objetivos.

Um comentário:

  1. Olá Prof. Gerson, somente agora descobri seu blog! Este artigo está excelente! Parabéns.
    Abraços, Patelli.

    ResponderExcluir

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson