Planejamento ou Fazejamento?


Será que sua empresa faz Planejamento ou Fazejamento?

Esse artigo quer provocar uma reflexão sobre uma realidade que muitos gerentes de projeto e/ou consultores de PMO se deparam no seu dia-a-dia (e pagam por isso!), que é a falta de patrocínio para o planejamento dos projetos nas organizações.

Se olharmos para os atuais 42 processos do PMBoK, 20 deles (quase 50%), são processos de planejamento. Planejamento é o “o carro chefe” do gerenciamento de projetos. É impossível fazer um projeto se ele não for planejado. Você não conseguirá ter previsibilidade dos seus resultados.

O planejamento é que traz o resultado esperado pelo cliente. Já a falta do resultado promove o stress e cobranças sem consistência, que geram ações precipitadas e sem planejamento, que vão originar “planos de ação” imediatistas (mas que podem prejudicar o todo), diminuindo o rendimento e trazendo baixa qualidade.

Planejar, então, vai estabelecer o passo a passo lógico, otimizar recursos, minimizar as perdas e o fazejamento e fará a equipe ganhar tempo mais tarde, durante a execução.

Fantástico, certo? Não há quem entenda de GP e conteste a importância de planejar o projeto. Mas, se é tão importante, porque na prática ainda há tanta dificuldade em convencer as organizações e os altos gestores de que é preciso disponibilizar tempo para planejar os projetos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson