Será que sua empresa faz Planejamento ou Fazejamento?
Esse artigo quer provocar uma
reflexão sobre uma realidade que muitos gerentes de projeto e/ou consultores de
PMO se deparam no seu dia-a-dia (e pagam por isso!), que é a falta de
patrocínio para o planejamento dos projetos nas organizações.
Se olharmos para os atuais 42
processos do PMBoK, 20 deles (quase 50%), são processos de planejamento.
Planejamento é o “o carro chefe” do gerenciamento de projetos. É impossível
fazer um projeto se ele não for planejado. Você não conseguirá ter
previsibilidade dos seus resultados.
O planejamento é que traz o
resultado esperado pelo cliente. Já a falta do resultado promove o stress e
cobranças sem consistência, que geram ações precipitadas e sem planejamento,
que vão originar “planos de ação” imediatistas (mas que podem prejudicar o
todo), diminuindo o rendimento e trazendo baixa qualidade.
Planejar, então, vai estabelecer
o passo a passo lógico, otimizar recursos, minimizar as perdas e o fazejamento
e fará a equipe ganhar tempo mais tarde, durante a execução.
Fantástico, certo? Não há quem
entenda de GP e conteste a importância de planejar o projeto. Mas, se é tão
importante, porque na prática ainda há tanta dificuldade em convencer as
organizações e os altos gestores de que é preciso disponibilizar tempo para
planejar os projetos?
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