Novidades
do Guia PMBOK® 5ª edição Exposure Draft
O draft (cuja
tradução é rascunho, ou esboço) do Guia PMBOK® 5ª edição (A Guide to the
Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)—Fifth Edition), em
Inglês, foi liberado pelo PMI®. O objetivo é receber comentários visando
alterações antes da versão final. Os filiados ao PMI podem submeter
recomendações.
Note
que o guia ainda não foi lançado oficialmente e que depois do lançamento
oficial, previsto para Dezembro de 2012, se passarão vários meses até que haja
mudanças nos exames PMP® e CAPM®. Ou seja, o exame somente vai passar a
refletir o novo guia em meados de Junho de 2013. Até lá continua valendo
a 4a edição do guia, que é usada desde 2009.
Aqui
vou procurar fazer um resumo das principais mudanças. Lembre que alguns itens
podem mudar até o lançamento oficial, uma vez consideradas as recomendações
recebidas.
O
que mudou?
Uma
das preocupações da equipe de revisão do guia foi garantir alinhamento com a
norma ISO 21500, atualmente em desenvolvimento. Assim, todo o capítulo 3 (O
Padrão de Gerenciamento de Projetos, com o qual a norma se relaciona), foi reposicionado
como um apêndice do guia.
Os
tradicionais grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução,
Monitoramento e Controle) não mudaram, ou seja, o conceito de fluxo de
processos e atividades permanece inalterado.
A
maior mudança é a inclusão de uma décima área de conhecimento: Gerenciamento de
Partes Interessadas. Essa mudança afeta principalmente os atuais processos de
comunicação. Os quatro processos da nova área (dois deles movidos da área de
comunicação) são: Identificar Partes Interessadas, Desenvolver o Plano de
Gerenciamento das Partes Interessadas, Gerenciar o Envolvimento (engagement)
das Partes Interessadas e Monitorar e Controlar o Envolvimento das Partes
Interessadas.
Embora
haja uma corrente de pensamento que sugira que o Gerenciamento das Partes
Interessadas na verdade esteja associado ao Gerenciamento dos Recursos Humanos,
essa nova área faz sentido, pois o gerenciamento de partes interessadas (stakeholders)
vai muito além de comunicação e sim envolve um diálogo contínuo para atingir
suas necessidades e expectativas. Com isso o gerenciamento de issues (questões?)
também recebe maior atenção, incentivando um maior envolvimento das partes
interessadas nas decisões e atividades do projeto. Além disso, o
gerenciamento das comunicações agora vai poder focar em planejar, executar e
controlar informações.
Mudanças
nos processos
A
5ª edição do Guia PMBOK® tem um número maior de paginas e agora apresenta 47
processos, um aumento de 12% em relação à 4ª edição, a qual continha 42
processos. Isto ocorre principalmente devido à correção de um equivoco
histórico da 4ª edição: a retirada dos processos de planejamento de algumas
áreas. Na nova edição volta o conceito de que cada área deve ter um processo
formal que resulta na produção de um plano de gerenciamento auxiliar. Assim
estão de volta os processos: “Planejar o Gerenciamento do Escopo”, “dos
Custos”, “do Cronograma” e agora o novo “das Partes Interessadas”, o que gera
maior consistência, devido à atual existência de processos como “Planejar as Comunicações”
e “Planejar o gerenciamento dos riscos”, por exemplo, orientando o gerente do
projeto a usar ativamente esses processos na geração de um plano de
gerenciamento integrado.
Resumindo, então, os cinco novos processos:
Processo
|
Área de Conhecimento
|
Grupo de Processos
|
Planejar o Gerenciamento do Escopo
|
Escopo
|
Planejamento
|
Planejar o Gerenciamento do
Cronograma
|
Tempo
|
Planejamento
|
Planejar o Gerenciamento dos Custos
|
Custo
|
Planejamento
|
Planejar o Gerenciamento das Partes
Interessadas
|
Partes Interessadas
|
Planejamento
|
Gerenciar o Envolvimento das Partes
Interessadas
|
Partes Interessadas
|
Execução
|
Os dois processos que mudaram de área:
Processo
|
Área de Conhecimento
|
Grupo de Processos
|
Identificar as Partes Interessadas
|
Partes Interessadas
|
Iniciação
|
Controlar o Envolvimento das Partes
Interessadas (era “Gerenciar as expectativas das partes interessadas”)
|
Partes Interessadas
|
Monit. e Controle
|
Uma mudança bem-vinda é a alteração do nome de
alguns processos, como, por exemplo, o processo “Verificar o Escopo”, que agora
se chama “Validar o Escopo”, o que ajuda a diminuir a confusão que o nome
gerava com o processo “Controlar o Escopo”.
Lista dos processos que mudaram de nome:
Nome Antigo
|
Novo Nome
|
Orientar e Gerenciar a Execução do
Projeto
|
Orientar e Gerenciar o Trabalho do
Projeto
|
Verificar o Escopo
|
Validar o Escopo
|
Planejar a Qualidade
|
Planejar o Gerenciamento da
Qualidade
|
Realizar o Controle da Qualidade
|
Controlar a Qualidade
|
Desenvolver o Plano de Recursos
Humanos
|
Planejar o Gerenciamento dos
Recursos Humanos
|
Planejar as Comunicações
|
Planejar o Gerenciamento das
Comunicações
|
Distribuir Informações
|
Gerenciar as Comunicações do
Projeto
|
Reportar Desempenho
|
Controlar as Comunicações
|
Monitorar e Controlar os Riscos
|
Controlar os Riscos
|
Planejar Aquisições
|
Planejar o Gerenciamento das
Aquisições
|
Administrar Aquisições
|
Controlar Aquisições
|
Entradas, ferramentas e técnicas e saídas
A equipe de revisão da 5ª edição teve o cuidado de
seguir algumas regras de consistência, como a de que cada saída de um processo
deve obrigatoriamente poder ser mapeada como uma entrada para outro processo, a
menos que esteja finalizada.
Para quem pretende obter uma credencial, seja CAPM®
ou PMP®, é importante lembrar que, além da reorganização de algumas práticas,
juntamente com aumento no número de processos, haverá um incremento no número
de entradas, ferramentas e técnicas a conhecer. O draft apresenta 614 entradas,
ferramentas e técnicas, um aumento de 19% em relação à edição anterior do guia.
Outra mudança digna de comentário é o melhor
esclarecimento sobre a diferença entre a reserva de contingência e a reserva
gerencial.
Práticas Ágeis
E sobre a incorporação das emergentes práticas
“ágeis” de gerenciamento de projetos ao guia? Embora o guia enderece
metodologias adaptativas, onde as práticas ágeis são citadas (como no processo
Desenvolver o Cronograma, onde conceitos Agile foram incorporados), o foco
continua sendo nas práticas tradicionais.
Não espere encontrar termos usuais de práticas
ágeis (como “planning poker”, por exemplo), no guia. Talvez isso seja uma
decepção para quem esperava que o PMI incluísse metodologias ágeis de um modo
mais significativo no escopo do Guia PMBOK®.
Por enquanto é isso. Se você teve a oportunidade de
dar uma olhada no PMBOK® Guide 5th Edition Exposure Draft, compartilhe conosco
seus comentários. Grande abraço.
Gerson Luis da Costa, FGV-PR, PMI-PR, CRA-PR
Professor da Pós Graduação da Fundação Getúlio
Vargas e atualmente Analista de Projetos Sênior da Klabin S/A, integrante do
PMI Chapter Paraná. Autor do livro Fazejamento de Projetos, Gerson tem treinado
profissionais em gerenciamento de projetos e acompanhado diversas organizações
na implantação de cultura corporativa de projetos. Ministrou Palestras, Cursos e Workshop em Projetos para mais de 1.000 alunos.