MS Project x Primavera Project: vantagens e desvantagens

 
 
O MS Project e o Primavera Project são atualmente os principais softwares que auxiliam os profissionais na elaboração e gestão de cronogramas em todo o mundo. Apesar de suas diferenças em torno de comandos e funções, ambos possuem o mesmo objetivo: oferecer soluções para a elaboração e controle de cronogramas no desenvolvimento das Atividades de Planejamento e Gestão de Projetos.
 

Mais qual deles é o melhor software de gestão? Essa é uma questão de difícil resposta. Os dois softwares tem suas vantagens e desvantagens e ambos, dentro do que se propõem a fazer, cumprem com excelência com seus objetivos.
 

A simples comparação em termos de usabilidade entre MS Project e Primavera Project não é a mais adequada, pois os softwares possuem características distintas em termos de funcionalidades e objetivos.
 
 
Em sua grande parte, as divergências entre estes dois softwares está relacionado ao conceito de gerenciamento de projetos empregado pelos fabricantes.
 

A seguir, irei comparar alguns critérios básicos que permeiam a usabilidade dos dois softwares, porém não se restringem ao que vai ser tratado.
 

O MS Project se destaca por sua facilidade de interação com o usuário. Sendo um item integrado na plataforma Office da Microsoft, sua interface com o usuário já é comum e por isso, suas ferramentas e comandos são encontrados facilmente, sem necessidade constante de um “manual de instruções”.
 

Estas características implicam na crescente existência de profissionais no mercado com esta habilidade e o conhecimento na manipulação e aplicação desta ferramenta, tornando-se uma obrigatoriedade, o que antes era um diferencial.
 

A relevância de usabilidade do MS Project não é sinônimo de ameaça para o Project Primavera e sim de oportunidade. A complexa interação com o usuário fornecida por este software proporciona aos profissionais que detenham o conhecimento operacional, uma visão mais crítica e sistêmica do projeto como um todo.
 

O Project Primavera é um produto pertencente a Oracle, instituição que fornece soluções e sistemas de gestão de banco de dados. Por isso, antes que profissional possa desenvolver um cronograma de qualidade no Project Primavera, ele precisará parametrizar todas as informações do projeto em uma plataforma SQL Server.
 

Em termos de formas de visualização, o MS Project supera o Primavera Project, pois reflete os dados alimentados no desenvolvimento do cronograma, além de se integrar com outras plataformas como MS Word, MS Excel e MS Visio.
 

Quanto à segurança, o Primavera Project se supera, pois por ser um Banco de Dados, nada é perdido, não sendo necessário o salvamento periódico das informações. A funcionalidade é fator predominante deste software, pois possui várias ferramentas e comandos.
 

Um grande obstáculo para os usuários é o idioma. O MS Project oferece uma série de idiomas que podem ser adaptados a quem está utilizando, aspecto inexistente no Primavera Project que utiliza a língua inglesa com exclusividade.
 

O MS Project possui uma deficiência no que se refere à vulnerabilidade dos dados, pois podem ser alterados mesmo que as condições impostas para o projeto não sejam corretas, ou seja, aceita “martelar o cronograma”. Este aspecto inexiste no Primavera Project, onde uma vez parametrizados, as informações não fornece aos usuários opções de alterações, ou seja, ele é mais preciso nas informações.
 

Com relação ao custo de aquisição e implantação, o MS Project se encontra mais acessível no mercado. Independente de quais versões será adquirida (Standard, Professional e Server) ainda sim o valor unitário se é mais barato do que o do Primavera Project.
 

Bom, diante dos prós e contras dos dois softwares, basta dizer que independentemente do que venha ser sua escolha, o fator humano é o que mais prevalece. O profissional deve estar disposto em exercer uma busca constante de conhecimento para adquirir conteúdo prático e teórico, melhorando assim sua performance na busca dos resultados esperados. A tomada de decisão está na mente do profissional, o software apenas é uma ferramenta para que ele esteja convicto de sua escolha.
 

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson