Nas palavras de Warren Buffet, “A diferença entre pessoas
bem-sucedidas e as pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas muito
bem-sucedidas dizem ‘não’ a quase tudo”. As probabilidades são de que milhões
de oportunidades apareçam em seu caminho: convites para falar em conferências,
pedidos de conselhos, sugestões para abrir operações em novas localizações…
Você pode estar animado com muitos deles, mas quando alguns vêm juntos aqueles
em que você não está interessado, aqui estão dois exemplos de como dizer não.
“Caro Sr. Adams, Obrigado pelo convite para participar do comitê das
Artes e das Ciências de Eisenhower. Devo recusar, por razões secretas.
Atenciosamente, E.B. Whiteo “
“Muito obrigado pelo contato. Eu agradeço o que você está tentando
fazer. Um dos nossos principais valores é a transparência, então eu vou ser
totalmente honesto. No momento, eu quero me dedicar inteiramente às nossas
prioridades fundamentais, o que inclui colocar nosso projeto em funcionamento, garantir
a continuidade de nossa empresa e equipe e dobrar o tamanho da empresa, com
Excelência. Isso significa que eu estou optando em termos esta conversa em
outra oportunidade; por isso não vou ser capaz de atender sua solicitação.
Se tiver alguma coisa rápida na qual possa ajudá-lo ou se você tiver
alguma pergunta específica, por favor me mande um e-mail a respeito e eu
ficarei feliz em te responder!
Conclusão: Saber como fazer perguntas por e-mail, tendo bastante
consideração com as pessoas que você está abordando, ajudará na construção dos
relacionamentos que você deseja ter. E a boa notícia é que você já pode começar
a praticar agora mesmo com todos a quem você envia e-mails!