Plano de Contingência

 
É sempre bom se sentir seguro, não? Ter a sensação de que o projeto vai parar por conta de um risco calculado e conhecido por todos não é o melhor cenário, certo? Obter assertividade em Custos e Prazos é tão complexo que uma parte obrigatória do processo de construção do Plano do Projeto é a constituição de reservas. Estas reservas não só garantem que as variações de cenário sejam suportadas pelo patrocinador do projeto como também que o mapeamento de riscos foi executado de forma a quantificar parte destas variações. O tema de hoje ajudará a organizar o raciocínio sobre estas reservas.
Boa Leitura!

RESERVA DE CONTINGÊNCIA
Quando o processo de Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos é finalizada você terá em mãos uma valiosa informação, o que eu chamo de “O PIOR CENÁRIO”. Este cenário basicamente resume o que acontecerá, no ponto de vista de prazo e custo, com o projeto no caso de todos os riscos negativos se tornarem realidade. Este é o cenário base para compor a RESERVA DE CONTINGÊNCIA.

Dado que o produto desta reserva é a soma dos VALORES MONETÁRIOS dos riscos, ou seja, a soma dos VALORES MONETÁRIOS de todas as ameaças “conhecidas” e não mitigadas resultantes do cálculo de PROBABILIDADE x IMPACTO das mesmas, este cenário deve compor o custo do projeto (Linha de Base de Custos) e sua gestão, de forma geral, não requer “aprovação” do Gerente e Patrocinadores do projeto (a menos que as políticas da empresa falem o contrário).
 
RESERVA DE GERENCIAMENTO
NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR… é nesta frase que se baseia a Reserva de Gerenciamento. Trata-se de calcular uma margem de segurança para garantir que riscos que ainda não foram identificados inviabilizem o projeto. Em minha cabeça, o percentual aplicado a esta reserva varia muito de acordo com o tipo de estimativa que você está aplicando ao projeto, por isto, o percentual aplicado deve ser estabelecido baseado em critérios de estimativa e contingência.

Normalmente esta reserva é calculada com base em um percentual da Estimativa do Projeto acrescida da Reserva de contingência e, ao contrário da reserva de contingência, esta reserva não está nas mãos do Coordenador de Projetos e sim com o Gerente do Projeto, e para utilizá-la, o coordenador deve pedir autorização para o Gerente. Esta reserva não  deve ser considerada como disponível do projeto.

LEMBRE-SE
• O ideal é não utilizar as reservas;
• As  reservas não são parte do seu lucro;
• Revise as reservas durante o projeto;
• Novos riscos identificados aumentam a necessidade de reserva;
• Riscos mitigados ou resolvidos reduzem a necessidade de reserva.


Com isto, deixo claro que sou favorável que todo Projeto estabeleça dois níveis de contingência:

O primeiro em nível de coordenação do projeto, onde o coordenador tem total autonomia, porém sua meta é não utilizar, e outro em nível gerencial, que costumo dizer, que só "pedindo a benção" do gerente será autorizado o uso.
 

Bom Plano de Contingência a todos...!!!

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson