Obrigado... 50.000 Acessos


Gostaria de agradecer aos gerentes, coordenadores, equipes de projetos e visitantes pela expressiva marca de 50 mil acessos alcançados neste mês de Agosto de 2013.
Criado em Novembro de 2009 com a simples finalidade de difundir as Melhores Práticas de Gerenciamento de Projetos, nosso site caiu no gosto dos profissionais e estudantes de GP.
Agradeço a todos que navegam, enviam sugestões de temas e que ajudaram nosso site a ser uma referência na divulgação destas Melhores Práticas.
Muito Obrigado a todos.
Me. Gerson Luis da Costa, FGV-PR, PMI-PR, CRA-PR

Vida de Insetos - Gerenciamento de Projetos




No filme “Vida de Inseto”, testemunhamos a incansável luta de Flick, uma formiguinha, para melhorar a vida no formigueiro. Entre tantas confusões Flick recebe a missão de recrutar ajuda para repelir a ameaça dos gafanhotos. Então a formiguinha conhece os Guerreiros, uma trupe de péssimos artistas de circo, que, por uma das muitas confusões, pensa serem destemidos lutadores. Flick recruta a trupe imaginando que ela irá ajudá-lo a se livrar dos inimigos enquanto estes, por sua vez, acreditam que foram contratados para entreter os gafanhotos.
 
Não vou contar o restante para não estragar o divertimento do leitor. Mas gostaria de chamar a atenção para uma analogia que podemos fazer do filme.
 
Neste caso temos alguém contratando uma empresa para entregar um determinado produto e, ao mesmo tempo, a empresa pensa que está sendo contratada para fornecer um produto diferente. Isto não acontece somente nos filmes, mas também em muitas situações envolvendo projetos, quando não existe o entendimento comum entre o cliente, quem está contratando e o fornecedor, que está sendo contratado.
 
Para buscar este entendimento é que devemos estabelecer o que denominamos de Escopo do Projeto. O escopo pode ser definido como o problema a ser resolvido com o projeto, é a linha que liga o ponto A ao ponto B, portanto deve ser definido, entendido e muito bem gerenciado. Na definição do escopo é que será determinado todo o trabalho a ser realizado em um projeto.

Em muitos casos os projetos iniciam sem a clareza necessária do que se deseja, ou então, somente com uma vaga ideia - ou desejos- do que se quer com o projeto. Esta falta de definição geralmente acarreta em retrabalhos com a finalidade de ajustar o escopo, atrasos no cronograma, falta de pessoas, custos estourados e, consequentemente, a insatisfação do cliente e até da própria equipe do projeto. 
 
 Em projetos, temos duas definições de escopo:
 
- Escopo do produto – refere-se às características do produto ou serviço que se quer como resultado do projeto. Ele é explicitado por meio das especificações.
  
- Escopo do projeto – é todo o trabalho a ser realizado dentro do projeto para fornecer um produto ou serviço, de acordo com as especificações fornecidas.
 
Podemos até mesmo utilizar uma máxima do Direito: “O que não está nos autos não está na vida”. Assim também acontece nos projetos, o escopo do produto deve prever todas as funcionalidades esperadas e o do projeto detalhará todo o trabalho a ser executado para que o produto do projeto seja entregue de acordo com o especificado.
 
A preocupação maior de um gerente de projetos é garantir que o escopo estabelecido seja cumprido, mesmo que sofra alterações, afinal de contas vivemos em mundo em que as mudanças acontecem cada vez mais rápidas e os projetos, ao longo de sua execução, devem se adequar às mudanças nos mercados e até mesmo às novas expectativas.

Para se ter sucesso no gerenciamento do escopo é necessário um bom gerenciamento de mudanças. Por mudanças entendemos como qualquer alteração ocorrida após a aprovação do escopo inicial. Ela geralmente envolve alterações nos custos, prazos, qualidade ou em outros pontos do projeto. 


Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson