40.000 acessos


O blog do Professor Projeto ultrapassou hoje o número de 40.000 acessos. Sem contar os que seguem o blog diretamente e recebem as atualizações por e-mail, sem acessar o site; sem levar em conta que, generosamente, muitos destes leitores repassam aos seus contatos; e ainda, a reprodução dos textos em outros blogs, sites, etc.

Renovo aqui o meu agradecimento a você leitor e leitora, através deste sincero agradecimento:


O leitor, portanto, é alguém muito especial. 

Quando lemos um texto, estamos priorizando-o em meio a muitos que não nos conquistam,  que não nos interessam. Alegro-me de ser autor e sentir grato aos leitores que dedicam parte importante das suas vidas para lê-lo. 

Considerando-se a quantidade de textos disponibilizados e a facilidade de acesso, o autor deve cultivar com muito carinho a relação com os leitores, ainda que eles sejam como dizia alguém em tom irônico, reduzidos a menos de meia dúzia. Ele deve agradecer até mesmo ao crítico, mesmo que se considere injustiçado, pelo simples fato deste ter se ocupado com o seu texto. O autor, seja quem for, deve agradecer à sua excelência o(a) leitor(a).

Quando escrevo, sei que as possibilidades da rede são imensas, que sua caixa postal é diariamente invadida com dezenas de mensagens oferecendo várias leituras. É um privilégio, portanto, tê-lo como leitor, como leitora.  E me importa sim quem você é. Porque do outro lado, à frente do monitor, não há um robô, uma máquina, mas sim um ser humano.  Ao tomar o seu precioso tempo e me brindar com um comentário ou um e-mail, suas palavras não são abstrações virtuais, mas testemunhas da sua existência. Se merecer sua atenção, importa-me sim saber de ti.

Ao agradecer por me privilegiar como seu interlocutor o faz à pessoa de carne e osso, com sentimentos e emoções, ainda que o e-mail pareça mera formalidade. E ainda que eu não responda ao seu comentário, à sua mensagem, devido às tribulações e excesso de labor, ou mesmo por não ter o seu e-mail, tenha certeza de que li e que isto fez diferença.

Quero, assim, finalizar com um agradecimento sincero a vocês, caros leitores, anônimo ou não, amigo virtual ou real, colegas da Klabin, da FGV, do PMI, ex-alunos, familiares, etc. Sem vocês não haveria porque manter este espaço, nem porque dedicar boa parte da minha vida a escrever. Tenho sorte em tê-los como interlocutores reais ou potenciais.

Agradeço aqui, em especial, dois grandes incentivadores da boa escrita, meus amigos Sinésio Julio Barberini e Guilherme Sprung Filho.

Permaneço aberto às críticas, sugestões e contribuições. 

Sua opinião é muito importante para o crescimento intelectual e cultural...!!!

Um sincero... MUITO OBRIGADO...!!!


Professor Gerson Luis da Costa


Quem não se comunica, se trumbica!


Hoje vamos resgatar o Velho Guerreiro para lembrar aos gerentes de projetos a importância de ter um plano de comunicação.

Já dizia Chacrinha, apresentador de TV entre os anos 1950 e 1980:

"quem não se comunica, se trumbica!". 



O que a área de gerenciamento de projetos tem a ver com isso? Primeiro vamos conhecer o autor do bordão. Abelardo Barbosa é um ícone da comunicação de massa do Brasil. Seus programas de auditório apresentaram ao público nomes como Roberto Carlos e Raul Seixas.

Ele sabia se comunicar como ninguém. E tinha razão ao dizer que a falta de comunicação "trumbica", ou seja, atrapalha, dá problemas, pode estragar tudo. E isso é a última coisa que um gerente de projetos quer.

A falta de comunicação é um problema tão grave que, no PMBOK, há uma área de conhecimento exclusivo para ela. Para definir uma matriz e um template comunicacionais, alguns passos básicos devem ser observados. 

Vamos a eles:

1.    Matriz de comunicação

Não há segredo. Elaborar a matriz é definir os tipos de comunicação, com informações detalhadas sobre cada elemento. Essa matriz servirá de apoio ao planejamento, por isso deve ser elaborada com atenção. 

Veja alguns detalhes:

•    Tipo: o nome do projeto

•    Objetivo: o assunto a ser tratado

•    Meio: como será feita a comunicação (e-mail, reunião presencial, teleconferência)

•    Frequência: qual será a periodicidade da comunicação (semanal, mensal, quizenal)

•    Audiência: quem serão os participantes

•    Responsável: quem deverá cumprir tarefas para desenvolver a comunicação

•    Produto: é a última etapa, com o produto pronto para ser entregue

Elaborar um plano de comunicação é o primeiro passo para não se "trumbicar".

 Em geral, um plano conta com os seguintes elementos:

•    Nome do projeto
•    Empresa ou cliente
•    Versão do plano
•    Data de alteração
•    Gerente do projeto
•    Aprovador
•    Tipo
•    Matriz de comunicação
•    Detalhamento do processo  (como tipo, insumos, local e duração)
•    Cronograma das comunicações
•    Histórico de alterações

Para elaborar um template, não há um padrão, uma vez que esse instrumento trata do direcionamento que cada empresa prefere dar a um projeto. As informações, assim, são adaptadas para a realidade de cada companhia. Empresas com processos bem definidos, por exemplo, costumam dispensar alguns detalhes, mantendo-os apenas no cronograma do projeto.

Chacrinha costumava dizer também: "Eu vim para confundir, não para explicar". Claro que esse não é o objetivo do gerente de projetos. Mas fica a dica: é importante evitar duplicidade de informações ao elaborar um plano de comunicação. Isso evita a confusão, os conflitos de informações e atualizações diferentes em lugares diferentes.

Assim o Gerente de Projetos não fica com o "troféu abacaxi"...!!!





Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

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