Tudo andava bem ou era o que você
pensava. Do nada, um dos membros do time estoura. Isso foi realmente
surpreendente. Você assiste horrorizado enquanto essa pessoa sentada à mesa de
reunião mudou de uma participação ativa para alfinetadas sarcásticas e atitudes
inexplicáveis.
Nossa, mas o que aconteceu? Esse
membro da equipe acabou de apresentar uma entrega importante. Ele não deveria estar
se sentindo feliz e relaxado? O primeiro ponto na pauta da reunião de hoje era
justamente discutir seu status no projeto. Ei! Espere um segundo. Você
simplesmente reconheceu a entrega como completa ou parou um minuto para
agradecer?
Algumas pessoas não são motivadas
apenas pelo salário, avanços na carreira e oportunidades desafiadoras. Algumas
pessoas se sentem mais realizadas com reforço positivo e reconhecimento do que
com bonificações salariais. Claro que o salário deve ser compatível ao desafio,
porém o dinheiro vem e vai e não tem significado em si, tendo valor apenas pelo
que ele pode comprar. Elogios, por outro lado, ficam na memória da pessoa e
continuam a trazer orgulho e alegria por anos.
O atual desafio em gerenciar
projetos é gerenciar as pessoas envolvidas, pois elas representam a coluna
vertebral de qualquer organização e seu mais importante recurso. São as pessoas
que definem escopo do projeto, planejam, organizam, coordenam, gerenciam, e
controlam as atividades do projeto ao usar suas habilidades técnicas e
principalmente as habilidade humanas de gestão.
Na maioria dos casos, os
problemas de gestão de projetos estão relacionados à natureza de comportamento.
Isso exige do gerente um novo enfoque na gestão de projetos, caracterizado por
entender a dinâmica do comportamento humano e como ela influencia os
relacionamentos, percepções e produtividade. Um melhor entendimento das
pessoas, o que as motiva ou não, combinada a comunicação efetiva e habilidades
interpessoais, ajudarão os gerentes de projeto a influenciar e motivar os
stakeholders do projeto e desse modo, otimizar sua performance.
Podemos ser mais específicos
observando que, a satisfação pessoal e qualidade no trabalho estão se tornando
o ponto chave para muitos empregados e muitas organizações agora estão
entendendo que as pessoas querem mais que o salário no final do mês. Elas
querem um trabalho desafiador no qual eles têm orgulho e um senso de
realização. Um gerente de projeto com forte habilidade interpessoal sabe como
criar um ambiente no qual as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para
contribuir com o seu máximo potencial, onde os problemas são considerados
desafios e os erros são considerados experiências aprendidas.
Resumindo, para competir
globalmente, os gerentes de projeto devem enfatizar os fatores humanos na
gestão de projetos e criar um ambiente que proporcione liderança efetiva e
facilite uma comunicação aberta e eficaz; um ambiente no qual todos os
envolvidos se sintam comprometidos a produzir seu melhor enquanto se divertem e
possam alcançar os objetivos do projeto e os objetivos pessoais.
No entanto, a gama de funções
demandadas aos gerentes de projeto impede, muitas vezes, que eles desempenhem o
papel de gestor de pessoas do projeto. É necessário, portanto, que os gerentes
de projeto se organizem de modo a encontrar um meio de dar maior atenção a esse
assunto. Para tanto, muitas organizações utilizam a figura do Gestor de
Projetos que juntamente com a área de recursos humanos deve funcionar como
instrumento de apoio no sentido de fornecer informações e dados acerca das
competências da equipe e mecanismos necessários que auxiliem o gerente no
gerenciamento das pessoas.
Mesmo que você não
busque apreciação dos outros,
lembre-se que outras pessoas buscam.
Não machuca dizer
“Muito obrigado”.