Motivação e Gestão de Projetos



Tudo andava bem ou era o que você pensava. Do nada, um dos membros do time estoura. Isso foi realmente surpreendente. Você assiste horrorizado enquanto essa pessoa sentada à mesa de reunião mudou de uma participação ativa para alfinetadas sarcásticas e atitudes inexplicáveis.

Nossa, mas o que aconteceu? Esse membro da equipe acabou de apresentar uma entrega importante. Ele não deveria estar se sentindo feliz e relaxado? O primeiro ponto na pauta da reunião de hoje era justamente discutir seu status no projeto. Ei! Espere um segundo. Você simplesmente reconheceu a entrega como completa ou parou um minuto para agradecer?

Algumas pessoas não são motivadas apenas pelo salário, avanços na carreira e oportunidades desafiadoras. Algumas pessoas se sentem mais realizadas com reforço positivo e reconhecimento do que com bonificações salariais. Claro que o salário deve ser compatível ao desafio, porém o dinheiro vem e vai e não tem significado em si, tendo valor apenas pelo que ele pode comprar. Elogios, por outro lado, ficam na memória da pessoa e continuam a trazer orgulho e alegria por anos.

O atual desafio em gerenciar projetos é gerenciar as pessoas envolvidas, pois elas representam a coluna vertebral de qualquer organização e seu mais importante recurso. São as pessoas que definem escopo do projeto, planejam, organizam, coordenam, gerenciam, e controlam as atividades do projeto ao usar suas habilidades técnicas e principalmente as habilidade humanas de gestão.



Na maioria dos casos, os problemas de gestão de projetos estão relacionados à natureza de comportamento. Isso exige do gerente um novo enfoque na gestão de projetos, caracterizado por entender a dinâmica do comportamento humano e como ela influencia os relacionamentos, percepções e produtividade. Um melhor entendimento das pessoas, o que as motiva ou não, combinada a comunicação efetiva e habilidades interpessoais, ajudarão os gerentes de projeto a influenciar e motivar os stakeholders do projeto e desse modo, otimizar sua performance.

Podemos ser mais específicos observando que, a satisfação pessoal e qualidade no trabalho estão se tornando o ponto chave para muitos empregados e muitas organizações agora estão entendendo que as pessoas querem mais que o salário no final do mês. Elas querem um trabalho desafiador no qual eles têm orgulho e um senso de realização. Um gerente de projeto com forte habilidade interpessoal sabe como criar um ambiente no qual as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para contribuir com o seu máximo potencial, onde os problemas são considerados desafios e os erros são considerados experiências aprendidas.

Resumindo, para competir globalmente, os gerentes de projeto devem enfatizar os fatores humanos na gestão de projetos e criar um ambiente que proporcione liderança efetiva e facilite uma comunicação aberta e eficaz; um ambiente no qual todos os envolvidos se sintam comprometidos a produzir seu melhor enquanto se divertem e possam alcançar os objetivos do projeto e os objetivos pessoais.

No entanto, a gama de funções demandadas aos gerentes de projeto impede, muitas vezes, que eles desempenhem o papel de gestor de pessoas do projeto. É necessário, portanto, que os gerentes de projeto se organizem de modo a encontrar um meio de dar maior atenção a esse assunto. Para tanto, muitas organizações utilizam a figura do Gestor de Projetos que juntamente com a área de recursos humanos deve funcionar como instrumento de apoio no sentido de fornecer informações e dados acerca das competências da equipe e mecanismos necessários que auxiliem o gerente no gerenciamento das pessoas.


Mesmo que você não busque apreciação dos outros, 
lembre-se que outras pessoas buscam.
Não machuca dizer “Muito obrigado”.

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson