Mapa Mental - Grupos de Processos

5 Grupos de Processos do PMBoK 4th Edition:
 Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento.


Os processos de gerenciamento de projetos são organizados em cinco grupos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento), cada um deles composto por um ou mais processos das áreas de conhecimento do PMBoK.

Processos de Iniciação


Detalhamento dos objetivos e seleção das melhores alternativas para alcançar os objetivos do projeto;


A iniciação é o conjunto de processos realizado para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, mediante a obtenção de autorização para tal. Nos processos de iniciação, o escopo inicial é definido e os recursos financeiros iniciais são comprometidos.

As partes interessadas (stakeholders) que irão interagir e influenciar os resultados finais do projeto são identificadas. O gerente de projeto é selecionado e designado.  Essas informações são registradas no “Termo de Abertura do Projeto” e no registro das partes interessadas. Quando o termo de abertura é aprovado, o projeto se torna oficialmente autorizado.

Os critérios para o sucesso são verificados e a influência e os objetivos das partes interessadas do projeto são analisados. Então é decidido se o projeto deve ser continuado, adiado ou interrompido.

Em geral, o envolvimento dos clientes e de outras partes interessadas durante a iniciação aumenta a probabilidade de propriedade compartilhada, aceitação da entrega e satisfação do cliente e das outras partes interessadas.

Este Mapa Mental Apresenta a estrutura do grupo de processos de Iniciação.


Mapa Mental - Iniciação



Processos de Iniciação:
4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
10.1 Identificar as Partes Interessadas




 Processos de Planejamento

Detalhamento dos objetivos e seleção das melhores alternativas para alcançar os objetivos do projeto;

O Grupo de processos de planejamento consiste nos processos realizados para estabelecer o escopo total do esforço, definir e refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos.

Os processos de planejamento desenvolvem o plano de gerenciamento e os documentos do projeto que serão usados para executá-lo.
O plano de gerenciamento e os documentos do projeto desenvolvidos como saídas do grupo de processos de planejamento explorarão todos os aspectos de escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, risco e aquisições.
As atualizações resultantes de mudanças aprovadas durante o projeto podem ter um impacto significativo sobre partes do plano de gerenciamento e dos documentos do projeto.

As atualizações nesses documentos refletem maior precisão em relação aos cronogramas, custos e requisitos de recursos pra cumprir o escopo definido para o projeto.
A equipe do projeto deve estimular o envolvimento de todas as partes interessadas ao planejar o projeto e desenvolver o plano de gerenciamento e os documentos do mesmo.

No PMBoK 4TH Edition vemos que os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

O plano estratégico de uma organização torna-se o principal fator de orientação para investimentos em projetos.


Este Mapa Mental Apresenta a estrutura do grupo de processos de Planejamento.


Mapa Mental - Planejamento



Processos de Planejamento:
2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
5.1 Coletar os Requisitos
5.2 Definir o Escopo
5.3 Criar EAP
6.1 Definir as Atividades
6.2 Sequenciar as Atividades
6.3 Estimar os Recursos das Atividades
6.4 Estimar as Durações das Atividades
6.5 Desenvolver o Cronograma
7.1 Estimar os Custos
7.2 Determinar o Orçamento
8.1 Planejar a Qualidade
9.1 Desenvolver o Plano de Recursos Humanos
10.2 Planejar as Comunicações
11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
11.2 Identificar os Riscos
11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
11.5 Planejar as Respostas aos Riscos
12.1 Planejar as Aquisições

Processos de Execução



Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano;


Este grupo consiste nos processos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de forma a cumprir as especificações.

Este grupo compreende coordenar pessoas, recursos e também integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento desenvolvido no item anterior. Processos de Execução: 4.3 Orientar e gerenciar a execução do projeto.



Durante a execução do projeto, os resultados poderão requerer atualizações no planejamento e mudanças nas linhas de base. Isso pode incluir alterações nas durações previstas para as atividades e também influir na produtividade da equipe, na disponibilidade dos recursos e ocasionando riscos não previstos.


O resultado da análise poderá acionar solicitações de mudanças, que deverão ser aprovadas pela instância competente e que refletirão no plano de gerenciamento do projeto e demais planos, podendo também impactar o prazo final, custos e qualidade.

Os principais processos de execução: orientar e gerenciar a execução do projeto, realizar a garantia da qualidade, mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto, gerenciar a equipe do projeto, distribuir informações, gerenciar expectativas das partes interessadas, realizar aquisições.


Este Mapa Mental Apresenta a estrutura do grupo de processos de Execução.
Mapa Mental - Execução




Processos de Execução:
8.2 Realizar a garantia da qualidade
9.2 Mobiliar a Equipe do Projeto
9.3 Desenvolver a equipe do projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto
10.3 Distribuir as Comunicações
10.4 Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas
12.2 Conduzir as Aquisições


Processos de Monitoramento e Controle

Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, por meio de monitoramento;

Este grupo consiste nos processos necessários para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais são necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.

O principal benefício deste grupo de processos é que o desempenho do projeto é observado e mensurado de forma periódica e uniforme para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do mesmo.

O grupo de processos inclui também: controlar as mudanças e recomendar ações preventivas,  monitorar as atividades em relação à linha de base e influenciar fatores que poderiam se impedir o controle integrado de mudanças.

Processos: monitorar e controlar o trabalho do projeto; realizar o controle integrado de mudanças; verificar o escopo; controlar o escopo;  controlar o cronograma; controlar os custos; realizar o controle de qualidade; reportar o desempenho;  monitorar o controle de riscos e administrar aquisições.

Este Mapa Mental Apresenta a estrutura do grupo de processos de Monitoramento e Controle

Mapa Mental - Monitoramento e Controle



Processos de Monitoramento e Controle:
4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o Controle Integrado de Mudanças
5.4 Verificar o Escopo
5.5 Controlar do Escopo
6.6 Controlar o Cronograma
7.3 Controlar os Custos
8.3 Realizar o controle da qualidade
10.5 Reportar o Desempenho
11.6 Monitorar e Controlar os Riscos
12.3 Administrar as Aquisições

Processos de Encerramento

Formalizar a aceitação do projeto ou da fase e encerrá-lo de forma organizada.

Consiste dos processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, visando completar formalmente o projeto ou a fase, ou obrigações contratuais.

Este grupo de processos, quando concluído, verifica se os processos definidos estão completos em todos os grupos de processos para encerrar o projeto ou uma fase do projeto da forma apropriada. Neste grupo de processos define-se formalmente que o projeto ou a fase do projeto estão concluídos.

No encerramento do projeto ou da fase, podem ocorrer as seguintes atividades: obter aceitação do cliente ou patrocinador; fazer uma revisão pós-projeto ou de final de fase; registrar os impactos da adequação de qualquer processo; documentar as lições aprendidas; aplicar as atualizações apropriadas aos ativos de processos organizacionais; arquivar todos os documentos relevantes no sistema de informações do gerenciamento de projetos, para serem usadas como dados históricos; e encerrar as aquisições.

Mapa Mental - Encerramento



Processos de Encerramento:
4.6 Encerrar o Projeto ou Fase
12.4 Encerrar as Aquisições


Espero ter esclarecido as dúvidas dos seguidores do Professor Projeto em relação aos 5 Grupos de Processos do PMBoK 4th Edition.

Um forte abraço e até a próxima.







Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson