Certificação PMP em 2011

Novas Regras para a Certificação PMP em 2011

O exame para a obtenção da credencial Project Management Professional (PMP)® será revisado em 2011, baseado nas atualizações das funções profissionais de um PMP®  recentemente estabelecidas no Estudo de Delineação da Função do PMI (PMI’s Role Delineation Study - RDS).

O PMI conduz um estudo para delinear as funções da credencial PMP a cada cinco ou sete anos para garantir que a credencial reflita práticas contemporâneas, se desenvolva para cobrir necessidades atuais da profissão, e para que a certificação da credencial PMP esteja em conformidade com a norma ISO 17024.

Mudanças no Exame

Gerentes de projeto em busca da credencial ou que já estão se preparando para se submeterem ao exame no próximo ano devem estar atentos, pois aproximadamente 30 por cento do exame PMP irá mudar.


Como resultado do RDS, certas áreas do exame serão testadas em modo diferente, pois um domínio foi visto como sendo comum à todas as áreas de conteúdo do exame. Especificamente, o conteúdo da área Responsabilidade Profissional e Social (domínio 6) será agora testado em todos os domínios e não mais como um domínio separado. A identificação obtida a partir do RDS é que responsabilidade profissional e social é integrada à todos os trabalhos de gerenciamento de projetos. O Código de Conduta Ética e Profissional do PMI consequentemente deve ser visualizado agora como parte integrada às funções do dia-a-dia de um gerente de projetos, enfatizando sua importância em cada fase do ciclo de vida do projeto.

Entretanto, os requerimentos de educação e experiência para elegibilidade da credencial PMP não mudarão.

O novo exame está agendado para entrar em vigor em 31 de agosto de 2011. Isto significa que o último dia para fazer o exame PMP na versão atual é 30 de agosto de 2011. Os candidatos os quais desejam prestar o exame na versão atual devem agendar com antecedência para garantir que o exame seja feito antes da data de atualização.

Ampla Participação Ajuda a Garantir que o RDS Compreenda Práticas Atuais

As mudanças no exame PMP refletem a maturidade das funções de um PMP conforme definido no RDS. Mais de 3.000 PMPs de 97 países foram envolvidos no processo de atualização das funções.
Um comitê direcionador e uma força-tarefa de voluntários composta por PMPs guiou os esforços do RDS. Estes voluntários representaram gerentes de projetos de cada região do globo, bem como de diversas indústrias, funções e demografias.

O PMI iniciou o oitavo mês do processo RDS no segundo semestre de 2009, trabalhando com o Professional Examination Services, um grupo com expertise no processo, para completar o estudo.
Michella Dantas, PMI-RMP, PMP, do Rio de Janeiro, atuou como representante PMP para o Comitê Direcionar do Role Delineation Study (RDS). Ela observou que “O processo como conduzido pelo PMI traz alto valor, pois envolve uma ampla diversidade de profissionais experientes vindo de diferentes áreas de negócios e países, o que põem sobre a mesa suas visões sobre como a profissão está se desenvolvendo e o quê talvez tenha que ser revisado como conhecimento, skills e habilidades.” Sra. Dantas também participou do PMP Role Delineation Study em 2004.

“Este trabalho prove uma forma temporal para re-aferir os requerimentos da certificação com experiências de gerentes de projetos globais distribuídos em uma vasta faixa de tipos de projetos, tamanhos, indústrias e complexidades; o RDS garante que o profissional com a credencial PMP possa medir e registrar seu próprio desenvolvimento baseado em critérios aceitos internacionalmente,” disse o membro do time da força-tarefa Grace E. Solas PMP, da Jamaica. “Desta forma, um PMP deveria sempre ter uma vantagem diferenciada no sentido de prover serviços de valor agregado aos seus empregadores.”

“Gerenciamento de projetos ainda não é reconhecido facilmente como algumas outras profissões. Um RDS torna a função mais clara e mostra a diferença entre um especialista técnico qualificado e um gerente de projeto qualificado,” disse Sergey Rakovskiy, PMP, de Moscou, Rússia, quem serviu a força-tarefa no RDS.

 “Analisando em detalhe o atual exame PMP e o comparando ao que os gerentes de projetos no “mundo real” estão fazendo, um estudo de definição da função resulta em uma credencial mais expressiva,” disse a participante da força-tarefa Julie Paradise, MSM, PMP, de East Longmeadow, Massachusetts, EUA.

“Em um mundo muito dinâmico, é importante [para um gerente de projeto] ter informações atuais para adaptar-se a várias circunstâncias. O Estudo de Delineação da Função (RDS-Role Delineation Study) ajuda os gerentes de projetos a terem certeza de que as informações que estão sendo compartilhadas com eles estão atualizadas com base nas experiências que outros gerentes de projetos têm enfrentado no trabalho diário. A condução de um estudo de definição da função fornece uma forte convicção de que as práticas de gerenciamento de projetos são adaptáveis aos mercados atuais“, disse o membro da força-tarefa Gabriel Perez Huesca, PMP, da cidade de Puebla, México.

Para refletir as modificações, o PMI criou e liberou uma nova cartilha “PMP Exam Content Outline” que substituirá a atual PMP® Examination Specification. Para maiores informações sobre o RDS ou sobre as modificações no exame, acesse:

Papel do Patrocinador (Sponsor)

As organizações modernas criam planejamento estratégico, mas não conseguem executá-lo. A falta de priorização e alinhamento é a causa de desperdício de esforços e recursos, além de restringir o sucesso dos projetos que são realmente importantes.

Mas quem cria o planejamento estratégico? O alto escalão de executivos seniores. E quem deveria priorizar os esforços e recursos? Esses mesmos executivos seniores. E quem é o patrocinador ou sponsors de um projeto conforme o PMBoK®? Acertou: um executivo sênior.

Portanto, se o investimento em educação, sistemas, treinamento e implantação de metodologia de gerenciamento de projetos não está sendo efetivo, concordamos que o problema está nos patrocinadores dos projetos que não estão desempenhando bem suas responsabilidades.

Peter Drucker afirma que a lucratividade deve permear todos os objetivos estratégicos das empresas. Afinal, qual é o objetivo da empresa senão o lucro? É óbvio que todas as organizações devem observar as necessidades e regulamentações governamentais e a sustentabilidade. Porém, em última instância, os acionistas são os donos da empresa e todos os administradores e funcionários são seus empregados, devendo trabalhar, prestar contas e gerar retorno para os investimentos feitos.

Portanto, acredito que é fundamental toda empresa adotar uma metodologia de gestão de projetos e de portfólio para suas obras, nomeando responsáveis, patrocinadores e gerentes de programas e projetos.

Planejamento Estratégico - Dinâmica do Processo

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson