Gerenciando os Processos do Projeto

Entre as abordagens, umas das mais difundidas, principalmente nas Américas e na Ásia, é, novamente, a do Project Management Institute – PMI®, que considera que a gestão de projetos é realizada por meio de um conjunto de processos definidos como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. Esses processos podem ser organizados em cinco grupos com um ou mais subprocessos. No entanto, a visão do PMI® não é única: Lewis, por exemplo (2000, p. 26), propõe um processo denominado The Lewis Method of Project Management. ilustrado na Figura abaixo.

The Lewis Method of Project Management
Fonte: Adaptado de Lewis, 2000, p. 26

 
Os processos de gerenciamento de projetos se desdobram em várias áreas de conhecimento interligadas e interdependentes. Essas áreas são dedicadas a aspectos particulares como, por exemplo, as gestões de custos, tempo e qualidade. Cada uma das áreas possui um plano e sua execução é controlada para que atinja os objetivos. Por terem planos separados, é importante que exista uma gestão específica para coordenar o trabalho: a gestão de integração. A Figura abaixo ilustra, de forma não completa e exaustiva, as áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI®.

 

Processos de gerenciamento de projetos
Fonte: PMI®, 2004, p. 11

 

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson