FGV - Pós em Administração

A FGV – Fundação Getúlio Vargas, lhe cumprimenta pela iniciativa de buscar seu aperfeiçoamento profissional, que certamente o (a) tornará mais competitivo (a) no mercado de trabalho.Segue PodCast do Prof. Gerson com o programa do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas, esperando que atenda suas expectativas e possa contribuir para complementar sua formação e carreira profissional.



Link: Programa do Curso
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.


INSCRIÇÕES E LOCAL DE AULA
Rua Reginaldo Guedes, 250
CEP: 84261-020
Telemaco Borba - Pr
Fone: (42) 3271-2507

Atenciosamente,

INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DO MERCOSUL - ISAE/MERCOSUL,
Fundação Getulio Vargas
(41) 3388-7800 / (43) 3306-7700
http://www.isaebrasil.com.br/




PODCAST 5 Fases e 42 Processos do PMBoK

Neste PodCast o Professor Gerson Costa inicia  os conceitos sobre as cinco fases e os 42 processos do PMBoK Guide do PMI.



Baixe o PodCast aqui:
http://www.4shared.com/audio/zUx0M9tx/26-11-09_-_Fases_e_Processos.html



Fases do Projeto Gerson Luis da Costa










PMI®, PMBOK® Guide, 4rd ed., Project Management Institute, 2009.

O Patrocinador do Projeto

Neste PodCast o Professor Gerson Costa explica a importância do Patrocinador do Projeto (Sponsor).



Baixe o PodCast aqui:
http://www.4shared.com/audio/vw9SVXIz/25-11-09_-_Sponsor.html

PodCast - O que é Projeto?



Baixe aqui: http://www.4shared.com/audio/gxepobCr/23-11-09_-_O_que__Projeto.html

Conceito e Definição de Projeto

Project no inglês deriva do latim projicere, significa lançar adiante (realizar no futuro). Tradução precisa em português: projétil. Não confundir com projetos de arquitetura e engenharia (desenhos e especificações), equivalem ao inglês: design.
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar produto, serviço ou resultado único.
Programas são grupos de projetos gerenciados de forma coordenada.
Porta-fólios são agrupamentos de projetos e programas que visam atender objetivos empresariais.

Mas afinal, o que é Projeto?


Atualmente muito se fala a respeito de gerência de projetos. Comprovadamente muitas organizações têm se mobilizado no sentido de entender e aplicar estes conceitos.Mas afinal, o que essa gente toda discute e aplica? O que é gerência de projetos? É um conceito novo? É caro? Só grandes empresas com grandes projetos podem aplicá-lo? Como posso aplicar gestão de projetos ao meu contexto?Em uma definição bem simples (mas não simplificada), Gerência de Projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).A humanidade gerencia projetos há muito tempo. Exemplos de projetos são as construções das pirâmides do Egito, da grande muralha da China e do Taj Mahal, assim como as viagens dos grandes navegadores portugueses, a construção do dirigível Zepelim e do 14-BIS.Como vemos, gerenciamento de projetos não é algo novo. A Revolução Industrial em meados do século XVIII alterou profundamente as relações de produção. O capitalismo industrial floresceu, os novos negócios tornaram-se muito mais complexos e uma nova forma de gestão das organizações precisou ser criada e sistematizada. Projetos transformaram-se em decisões de gerenciamento e a disciplina desenvolveu-se através de diversos campos de aplicação diferentes: construção civil, engenharia mecânica, projetos militares, industriais, etc.No início do século XX, Frederick Taylor e seu sócio Henry Gantt aplicavam o raciocínio científico e o estudo das operações no trabalho para criar as bases do gerenciamento de projetos. Técnicas como diagramas de rede (Program Evaluation and Review Technique – PERT) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method – CPM) surgiram para oferecer maior controle sobre os projetos.Em 1969, no auge do Programa Espacial Americano, cinco profissionais de gestão de projetos da Philadelphia, Pensilvania, EUA, reuniram-se e estabeleceram o PMI - Project Management Institute com o objetivo de criar padrões, desenvolver a ciência e promover a responsabilidade dos profissionais de gerenciamento de projetos, em 1984 surgiu a certificação PMP (Project Management Professional) e em 1987 foi publicado o primeiro livro que reunia as melhores práticas de gestão de projetos difundidas, o PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge) do PMI.Desde então, as técnicas vêm evoluindo e diferentes organizações criaram modelos e formas de gerenciamento de projetos, como o IPMA (International Project Management Association) e a PRMIA (Professional Risk Management International Association), por exemplo. Por este motivo, este Blog traz uma literatura bastante vasta para os profissionais desta área, estudantes e pesquisadores em Gerenciamento de Projetos.Sejam todos bem vindos ao mundo da Criação, Viabilidade e Gerenciamento de Projetos.

Prof. Esp. Gerson Luis da Costa, FGV-PR, CRA-PR, PMI-PR.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/9349546257197807






Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson

Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson
Taylor, Ford, Sloan, Deming, Ohno, Nonaka, Takeuchi, Gerson